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sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ensinando e Aprendendo com as TIS’s.
Unidade 3 – Prática pedagógica e mídias digitais.
Tema: Qualidade de vida e cálculo do IMC.

A atividade foi planejada para ser aplicada em 1 (uma) aula presencial e 1 (uma) atividade extraclasse, nas quais observamos a boa receptividade e curiosidade por parte dos alunos.
Desde o planejamento, foi disponibilizado nos blogs - http://fessoralu.blogspot.com/ - http://defabi.blogspot.com/ - conceitos (teoria e fórmula) sobre o assunto em estudo e calculadoras on line para que os visitantes pudessem fazer o cálculo do peso ideal, de forma atraente e dinâmica, com o objetivo de estabelecer os primeiros contatos entre os alunos e o conteúdo programático, como também concretizar a interação do aprendizado através das tecnologias, ao mesmo tempo em que incentivava as turmas a acessarem, conhecerem o blog postando comentários a respeito do mesmo e participarem de uma enquete.
Na seqüência, o tema “Qualidade de vida e cálculo do IMC” foi apresentado aos alunos por meio de uma conversa informal. Nesta, cada aluno pode discutir, relatar e registrar sobre os seus hábitos físicos e alimentares. Em seguida, foi utilizado a mídia como recurso de aprendizagem, com a apreciação dos vídeos: Dieta saudável; Como funciona o índice de massa corpórea – parte1; Como funciona o índice de massa corpórea – parte 2; Como funciona o índice de massa corpórea – parte 3 e pratique saúde.
Para finalizar a aula presencial, foi solicitado como atividade extraclasse (em casa, cyber – lan house ou laboratório de informática da U.E) uma pesquisa sobre: “o que é qualidade de vida” e "O que é, e como é calculado o IMC”.

Uma avaliação geral da atividade foi realizada para encerrar as atividades e o conteúdo programático. Observou-se que aos poucos conseguimos relacionar teoria e prática para o êxito do trabalho, constatando-se a necessidade de planejamentos mais aprofundados voltados para o exercício da prática e não apenas da teoria em todas as disciplinas, mesmo que estes exijam mais tempo e empenho por parte do professor.
Enfim, concluímos que precisamos repensar o uso dos diversos recursos tecnológicos em sala de aula, uma vez que estes quando bem incorporados, facilitam o processo de ensino aprendizagem: “sensibilizam para novos assuntos, trazem informações novas, diminuem a rotina, nos ligam com o mundo, com as outras escolas, aumentam a interação, permitem a personalização, e se comunicam facilmente com o aluno, porque trazem para a sala de aula as linguagens e meios de comunicação do dia a dia”(SALGADO, 2008, p. 126 apud Moram, 1994, p. 48).

2 comentários:

  1. Prabéns, o desafio de inserir a tecnologia no fazer pedagógico te trouxe alguma experiência boa, portanto, socialize com os colegas profissionais o teu blog.
    Edemar

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  2. Valeu Belina você conseguiu construir o seu blog, continue recheando ele de informações e experiências pedagógicas...
    Edemar

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